Introdução ao Pensamento Clínico de André Green – Módulo I

A proposta deste grupo de estudos é fazer uma leitura cuidadosa e “flutuante” de textos fundamentais da obra de André Green, introduzindo os participantes ao pensamento clínico deste autor. Nosso objetivo será pensar a clínica contemporânea e o seu manejo partindo de uma discussão inicial sobre os casos analisáveis e os não analisáveis. Green propõe que se reflita tanto sobre a clínica das neuroses quanto sobre aquela das não neuroses sob uma perspectiva com ênfase no papel do analista, ampliando-se o conceito de contratransferência para se incluir a capacidade do analista “imaginarizar” seu paciente. Green apresenta e amplia uma verdadeira metapsicologia do enquadre como condição primeira a facilitar o processo de simbolização e construção de sentido no campo. Isso é feito mediante a desconstrução do setting para se verificar quais forças estão em jogo em uma sessão de análise, não só dentro do modelo clássico da clínica das neuroses, mas também na clínica dos casos difíceis/casos-limite. Assim, esse grupo de estudos é uma oportunidade para entrar em contato e se aprofundar na rica obra de Green, primeiro, através de um dos seus textos mais importantes que funda uma extensa pesquisa no campo da psicanálise contemporânea: O analista a simbolização e a ausência no enquadre analítico (1974). Ao longo do processo do grupo poderemos ler textos complementares de seus principais colaboradores. No segundo semestre, planejamos explorar outros conceitos fundamentais de sua extensa produção, como o conceito de limite, entre outros. Sempre com o viés de explorar seu pensamento clínico, único e inovador.

 

Duração: 8 encontros com duração de 2 horas.
Investimento: R$215,00 – mensal.
Número de participantes: mínimo 05 e máximo 15.

Metodologia: Leitura e discussão sobre os textos da obra de André Green.
Programa proposto: Enquadre e Pensamento Clínico
Textos:
• O analista a simbolização e ausência no enquadre analítico (1974)
• Orientações para uma psicanálise contemporânea – Processo /Transferência (2002)
• El enquadre analítico 1999)

Textos complementares:
GREEN, A. O trabalho de Psicanálise. In: Orientações para uma Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro: Imago, 2008.
GREEN, A. A indicação terapêutica. In: Orientações para uma Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro: Imago, 2008.
GREEN, A.; URRIBARRI, F. O pensamento Clínico – renovar os fundamentos da técnica In: Do Pensamento Clínico ao paradigma contemporâneo – Diálogos. São Paulo: Blucher, 2019.
URRIBARRI, F. O pensamento clínico contemporâneo: uma visão histórica das mudanças no trabalho do analista. Rev. bras. psicanálise [online]. 2012, vol.46, n.3 [citado 2021-01-18], pp. 47-64. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0486-641X2012000300005&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0486-641X.

Facilitadores:

Michael Reuben – Psicólogo CRP - 06/57138 – Psicanalista, aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Aprimoramento em psicologia clínica (PUC-SP). Aperfeiçoamento pelo curso “Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma”, do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Estudou a obra de André Green com Talya Candi (SBPSP). Integrante de grupos de estudo com Fernando Urribarri (APA). Membro da Gesto Psicanálise. Atua na clínica psicanalítica.
 
Luís Alberto Gustavo Niemies Jeremias – Psicólogo CRP - 08/25211 - Mestre em Psicologia Clínica – UFPR. Membro do Laboratório de Psicanálise UFPR. Integrante do Grupo Brasileiro do Pensamento de Donald W. Winnicott e do NEW - Núcleo de Estudos D. W. Winnicot em Curitiba. Estudou a obra de André Green com Talya Candy (SBPSP). Integrante de grupos de estudos com Fernando Urribarri (APA) e Mara Sverdlick (UBA). Atua na clínica psicanalítica e psicoterapia de orientação psicodinâmica, se dedica aos estudos e investigações na psicanálise, desenvolvendo pesquisas sobre a clínica contemporânea com foco no surgimento de novos sintomas.